Uso da Inteligência Artificial em sistemas energéticos em análise na Madeira

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/shutterstock_2402506047.JPEG
image

A GDG (Google Developers Group) Madeira, em parceira com a Ordem dos Engenheiros – Região da Madeira realiza uma palestra que promove revolucionar a percepção sobre o futuro da energia. 

O evento ‘Future-Proof Energy Systems: Como a Inteligência Artificial Pode Otimizar Subestações de Energia com Alta Penetração Solar’ decorre a 28 de Outubro, a partir das 18h45, na sede da Ordem dos Engenheiros – Região Madeira, na rua Conde Carvalhal.

Durante a apresentação exclusiva, Lucas Pereira, investigador assistente no Interactive Technologies Institute / LARSyS, Instituto Superior Técnico, revela como a Inteligência Artificial e o controlo preditivo podem transformar a gestão energética em subestações de baixa tensão, especialmente em cenários com alta penetração de energia solar. Usando dados reais recolhidos de uma subestação na Ilha da Madeira.

A palestra apresenta um estudo de caso inovador, demonstrando como previsões probabilísticas de demanda energética e incertezas associadas podem ser integradas em Modelos de Controlo Preditivo (MPC) para optimizar sistemas de armazenamento de energia em condições reais.

Destinado a profissionais da área de tecnologia, inovação, sustentabilidade e energia, assim como entusiastas do impacto da IA na vida real, o evento representa uma oportunidade única para quem deseja conhecer de perto as tendências de ponta que estão a moldar o futuro dos sistemas energéticos, através de soluções baseadas em inteligência artificial. 

A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. 

Translate »