Electrão lança 2.ª edição do ‘Movimento Faz Pelo Planeta’

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/1_nqzEwme.png
image

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos promove a 2.ª edição do Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão, que integra a Região Autónoma da Madeira.

A iniciativa tem como objectivo trazer para a ribalta activistas ambientais menos conhecidos do grande público, denominados como ‘big changers’, que diariamente fazem a diferença em prol do ambiente, de forma a influenciar outros a adoptar comportamentos mais sustentáveis. O projecto pretende, também, contribuir para a construção de uma autêntica comunidade de activistas ambientais, que são exemplos perfeitos de como é possível pensar globalmente e agir localmente.

“Gostaríamos que este movimento pudesse continuar a inspirar e a alavancar muitos outros projectos baseados na protecção dos valores ambientais”, projecta o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

Este ano os candidatos a ‘big changers’ do movimento podem apresentar a candidatura directamente na página oficial da campanha, sem necessidade de nomeação de terceiros, ao contrário do que acontecia em 2021. Depois de obter a validação da candidatura cada interessado pode iniciar a sua própria campanha de divulgação nas redes sociais.

No website do movimento será criada uma página que funcionará como montra das várias candidaturas. O público poderá votar no candidato com que mais se identificar. E esta constitui outra das novidades. As cinco candidaturas mais populares serão posteriormente avaliadas pelo júri, constituído por parceiros governamentais, associativos e empresariais e ainda pelos ‘big changers’ do movimento.

O júri terá ainda a possibilidade de eleger até outras cinco candidaturas que, eventualmente, não estejam a atingir grande notoriedade nas redes sociais. Desta lista final, que terá até 10 candidatos, serão escolhidos os três vencedores.

O primeiro prémio tem associado um valor de 7.500 euros. O segundo vencedor receberá 5.000 euros e para o terceiro ficará reservado um montante de 2.500 euros. Os prémios monetários destinam-se a impulsionar os projectos, tal como previsto no regulamento.

As candidaturas podem ser submetidas até Março de 2023. A votação decorrerá entre Março e Abril do próximo ano e o anúncio dos vencedores está programado para Maio.

Sobre o Electrão

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 8000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

Translate »