Categories: madeira-island-news

Programa UMa Mentoria por Pares

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/teaser-pic-default_qS9psSE.jpg

A Universidade da Madeira (UMa) tem vindo a implementar diversas iniciativas com o objetivo de apoiar o sucesso académico dos seus estudantes. Um dos exemplos destas iniciativas é o Programa UMa Mentoria por Pares, implementado pela equipa do Serviço de Psicologia da UMa destaca-se como uma excelente oportunidade para promover a adaptação, integração e bem-estar dos novos estudantes e promover um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e solidário. Este programa, baseado no voluntariado universitário e na aprendizagem informal, envolve a troca de experiências e apoio entre estudantes, assumindo um papel crucial pelo impacto positivo, não só a nível académico, mas também no desenvolvimento pessoal e social de todos estudantes envolvidos.

O objetivo do Programa UMa Mentoria por Pares é proporcionar um acompanhamento informal e personalizado, no qual os Mentores (estudantes de anos mais avançados) apoiam os Mentorandos (estudantes do 1º ano) a navegar nas primeiras etapas da vida académica. Apoiando-os na transição do ensino secundário para o ensino superior, através da partilha de estratégias e experiências para lidar com os desafios e fatores associados a este contexto, por exemplo ao nível da gestão do tempo, dos métodos de estudo, dos modelos de avaliação e das atividades extracurriculares que a universidade oferece.

A interação entre estudantes de diferentes anos do curso promove a construção de uma rede de contatos e o fortalecimento de laços dentro da comunidade académica, criando assim um espaço de apoio mais próximo e empático, que pode ser determinante para o seu sucesso académico, especialmente neste processo de transição para o ensino superior.

Para os estudantes Mentores apoiar os novos colegas é uma experiência enriquecedora e altruísta, que promove o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e académicas (resolução de problemas, gestão de conflitos, liderança, comunicação, autonomia, responsabilidade e compromisso) e um maior sentimento de pertença com a sua instituição do ensino superior ao fazer parte de uma rede de suporte de estudantes de diferentes cursos da UMa. No âmbito do Programa, os estudantes Mentores, contribuem para o aumento da participação na vida académica e social universitária, promovendo atividades de bem-estar e de socialização dirigidas aos novos estudantes em geral. A participação dos estudantes Mentores no programa é voluntária e possibilita o acesso a certificado de participação e/ou suplemento ao diploma.

Para os estudantes Mentorandos, o programa oferece um apoio fundamental na sua adaptação à vida universitária, desde o processo de integração na universidade até à gestão das exigências deste contexto. O apoio proporcionado pelos mentores pode ser determinante para a motivação e o estabelecimento de relações sociais positivas e de suporte, como um facilitador da integração, do sucesso e envolvimento nas atividades académicas por parte dos novos estudantes.

Através deste programa, pretende-se continuar a contribuir para incentivar a colaboração, a empatia e a partilha de conhecimentos, bem como a criação de uma comunidade universitária mais coesa e resiliente, com um impacto positivo no sucesso académico dos estudantes, através da criação de uma rede de apoio que vai além da sala de aula.

Marta Fernandes

Share
Published by
Marta Fernandes

Recent Posts

4.ª edição do ‘Green Market’ decorre sábado e domingo em Câmara de Lobos

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos (CMCL), em parceria com o Falésia Atelier, organiza…

1 hour ago

Chega culpa pobreza infantil como “falha nacional”

O deputado madeirense eleito pelo CHEGA (CH) para a Assembleia da República, Francisco Gomes, emitiu…

1 hour ago

Jorge Carvalho defende proposta que actualiza apoios à Comunicação Social

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, apresentou, esta manhã, o diploma que altera o…

1 hour ago

Motociclista a alta velocidade a meio de duas filas de trânsito na via rápida

Um motociclista passou esta manhã, perto das 8 horas, com uma mota de alta cilindrada…

1 hour ago

Disciplina de Ciências da Computação pode entrar no ensino obrigatório em 2025

As Ciências da Computação poderão integrar no próximo ano letivo o ensino obrigatório em Portugal,…

1 hour ago

“Heróis Globais da Esperança” de 2025 com madeirense entre representantes

Já estão escolhidos os representantes de Portugal que serão os "Heróis Globais da Esperança 2025" (Global…

2 hours ago