Categories: madeira-island-news

6.ª edição do Madeira Street Arts Festival arranca hoje

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/314355038_3300106996931287_9174210358168132518_n.JPEG

O Madeira Street Arts Festival regressa esta quinta-feira, 7 de Novembro, para a sua sexta edição. O evento, que decorre até sábado, promete animar as ruas do Funchal e da Calheta, colocando a arte em exibição a céu aberto.

Para hoje, na Praça do Povo, estão previstas as actuações de Karkocha, às 17h30 na sessão de abertura, e de Veló Como El Rayo, às 18 horas. Pelas 19 horas há o espectáculo de The Fire Ninja.

Outras iniciativas que marcam a agenda regional neste que é o tricentésimo décimo segundo dia do ano, em que faltam 54 dias para o fim de 2024:

9 horas – Reunião Ordinária da Vereação da Câmara Municipal de Santa Cruz;

9 horas – Reunião Plenária n.º 31 da Assembleia Legislativa da Madeira; 

9h30 – Reunião semanal da Vereação da Câmara Municipal do Funchal;

11 horas – O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove na sua sede, à Rua Elias Garcia, uma conferência de imprensa para apresentação da campanha do Novembro Azul, com a presença do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos. A campanha Novembro Azul, que conta com a parceira do Serviço Regional de Saúde, é dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para consciencialização sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do Cancro de Próstata;

12h45 – PCP realiza uma iniciativa política para defender a majoração do financiamento para as Instituições de Ensino Superior das Regiões Autónomas junto à Universidade da Madeira no Campus da Penteada;

14h30 – Reunião da 3.ª Comissão Especializada Permanente do Ambiente, Clima e Recursos Naturais da Assembleia Legislativa da Madeira, com a seguinte ordem de trabalhos: 

  • 1. Análise e votação do Requerimento para uma audição parlamentar, da autoria do PS, intitulado “Audição a Rafaela Fernandes”;
  • 2. Análise e votação do Requerimento, da autoria do PS, para auscultação de diversas entidades, no âmbito da apreciação do requerimento de Audição Parlamentar intitulado “Avaliar e monitorizar o atual regime de proteção dos recursos naturais e florestais, no âmbito do Decreto Legislativo Regional n.º 35/2008/M”;
  • 3. Discussão e votação na especialidade da Proposta de Decreto Legislativo Regional intitulada “Estabelece a medida excecional de criação de projetos integrados de intervenção territorial (PIIT)”;
  • 4. Discussão e votação na especialidade da Proposta de Decreto Legislativo Regional intitulada “Adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 72/2023, de 23 de agosto, que aprova o regime jurídico do cadastro predial, estabelece o sistema nacional de informação cadastral e a carta cadastral, e procede à quarta alteração ao DLR n.º 37/2006/M, de 18 de agosto, que adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, que estabelece o Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação”;
  • 5. Primeira Apreciação do Projeto de Resolução, da autoria do PAN, intitulado “Criação de um Plano de Proteção Animal no âmbito da mendicância”.

14h30 – A ACIF-CCIM – Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e a PRA-Raposo, Sá Miranda & Associados, Sociedade de Advogados promovem a sessão de esclarecimento ‘Investir na Madeira em 2025: A perspectiva legal’ no Auditório do Colégio dos Jesuítas – Universidade da Madeira;

19 horas – Sexta edição do  Festival Internacional de Vídeo Arte – IMAGE PLAY no Teatro Municipal Baltazar Dias;

Principais acontecimentos registados a 7 de Novembro, Dia Internacional da Física Médica, Dia Internacional da Preguiça, Dia Internacional das Eco-Escolas:

1831 – O comércio de escravos é proibido no Brasil.

1917 – Revolução de Outubro. O partido Bolchevique, liderado por Vladimir Ilich Ulyanov, Vladimir Lenin, toma o poder na Rússia, derrubando o governo de Alexander Kerenski.

1929 – Abre ao público o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

1944 – Franklin Delano Roosevelt é reeleito para o quarto mandato na Presidência dos Estados Unidos.

1956 – Crise do Suez. Britânicos e franceses declaram o cessar-fogo no Egito.

1972 – A Alemanha Federal e a República Democrática Alemã anunciam o restabelecimento de relações diplomáticas, após 23 anos de separação.

1973 – Os Estados Unidos e o Egito anunciam o restabelecimento de relações diplomáticas e a troca de embaixadores.

1975 – O centro emissor da emissora católica portuguesa Rádio Renascença, em Lisboa, é destruído por uma bomba.

1981 – É extinto o MES – Movimento de Esquerda Socialista, durante um jantar no Mercado do Povo, junto à Torre de Belém.

1985 – Tropas colombianas tomam de assalto o Palácio da Justiça, em Bogotá, onde guerrilheiros do grupo M-19 mantinham reféns 60 pessoas. Os confrontos provocam 50 mortos.

1989 – Demite-se o governo da República Democrática Alemã.

1991 – Chegam a Portugal os restos mortais de Henrique Galvão, que comandou o sequestro do navio Santa Maria, em 1961, numa operação de combate à ditadura, e são depositados no cemitério dos prazeres, em Lisboa.

1993 – O “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, recebe o Prémio da Crítica da 17.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Brasil.

1994 – Pela primeira vez entram mulheres na Guarda Nacional Republicana no Curso de Formação de Praças com funções de carácter administrativo.

1996 – Um incêndio destrói a cúpula do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

2000 – Presidenciais nos Estados Unidos. O candidato republicado George W.Bush ganha em número de votos no Colégio Eleitoral, apesar de o democrata Al Gore conquistar mais votos no conjunto do país. A decisão sobre a contagem de votos na Florida estender-se-á por mais de um mês.

2002 – A população de Gibraltar recusa, em referendo, a partilha da soberania entre o Reino Unido e a Espanha, com 98,8% dos votos.

2003 – Cimeira Luso-Espanhola. Os primeiros-ministros de Portugal e Espanha, Durão Barroso e José Maria Aznar, iniciam, na Figueira da Foz, a 19.ª cimeira de dois dias.

2004 – Começa a ofensiva dos Estados Unidos no Iraque para a conquista da cidade rebelde de Fallujah.

2005 – O presidente da câmara de Le Raincy, Eric Raoult, a norte de Paris, anuncia ter decretado o “recolher obrigatório excecional”, a primeira decisão deste tipo desde o início dos tumultos em várias localidades francesas.

2006 – O muçulmano britânico Dhiren Barot, considerado um dos braços direitos de Osama Bin Laden, acusado de planear vários atentados nos Estados Unidos da América e na Grã-Bretanha, é condenado a prisão perpétua por um tribunal de Londres.

2007 – A operação de separação (spin-off) da PT Multimédia do grupo Portugal Telecom (PT) concretiza-se, transformando a empresa num dos principais operadores de comunicações em Portugal e no principal rival da sua antiga “casa-mãe”.

2007 – Na Finlândia, oito pessoas morrem e 11 ficam feridas num tiroteio ocorrido no liceu de Hyryla, na comuna de Tuusula no norte de Helsínquia. O autor dos disparos, um jovem de 18 anos, suicida-se.

2007 – Uma equipa de mais de 30 cirurgiões indianos, liderada pelo cirurgião ortopédico Patil, opera no hospital de Bangalore no centro-sul da Índia, com êxito, uma menina indiana de 2 anos que nasceu com quatro braços e quatro pernas.

2008 – A revisão do Código do Trabalho é aprovada na Assembleia da República sem alterações de fundo com os votos favoráveis dos deputados socialistas. Votam contra a proposta legislativa os deputados do grupo parlamentar do PCP e do Bloco de Esquerda, cinco deputados do PS, como Manuel Alegre. Abstêm-se os deputados do PSD e do CDS.

2008 – O Tribunal de Felgueiras condena a presidente da Câmara local, Fátima Felgueiras, a três anos e três meses de prisão com pena suspensa por igual período, pelos crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso, e decreta ainda a perda de mandato da autarca.

2009 – Desabamento em Andorra. A queda do túnel de Dos Valires, em construção, causa a morte de cinco trabalhadores portugueses ao serviço de uma construtora espanhola e deixa feridos outros seis.

2011 – O primeiro-ministro francês, François Fillon, anuncia um plano de austeridade com medidas fiscais que atingem 100 mil milhões de euros, visando atingir contas públicas equilibradas em 2016.

2012 – Barack Obama é reeleito Presidente dos Estados Unidos, conquistando a maioria dos 538 votos do colégio eleitoral que designa formalmente o chefe de Estado.

2013 – A Irlanda passa o exame final da ‘troika’ de credores internacionais, a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, abrindo a porta a abandonar em dezembro o plano de assistência financeira.    

2014 – Treze pessoas dão entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria “legionella”. Ao final do dia, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo adianta que o número de pessoas infetadas subiu para 33 e que são todas de Vila Franca de Xira.

2015 – A Serra Leoa é declarada país livre da transmissão do vírus do Ébola pela Organização Mundial da Saúde, 42 dias depois de ter dado negativo o segundo teste de diagnóstico ao último paciente infetado no país.

2015 – O Presidente da China, Xi Jinping, e o Presidente de Taiwan, Ma Ying-Jeou, dão um aperto de mão histórico em Singapura, no arranque da primeira cimeira desde a separação da China continental e de Taiwan, há 66 anos, após uma guerra civil.

2019 – O Tribunal Penal Internacional sentencia a 30 anos de cadeia o congolês Bosco Ntaganda, um “senhor da guerra” conhecido como “O Exterminador”, na sequência da sua condenação por crimes de homicídio, violação e escravatura sexual entre 2002-2003.

2020 – O Governo aprova as medidas para o novo estado de emergência, que prevêem o recolher obrigatório noturno durante a semana e circulação limitada e encerramento do comércio aos fins de semana e feriados, a partir das 13:00, nos concelhos de maior risco de contágio, a partir do dia 09 e até 23 de novembro.

2023 – O primeiro-ministro, António Costa, anuncia que apresentou a sua demissão ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após o Ministério Público revelar que é alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projetos de lítio e hidrogénio. O Presidente da República aceita a demissão do primeiro-ministro e convoca os partidos com assento parlamentar e o Conselho de Estado.

Pensamento do dia:

É preciso entrar em estado de palavra. Só quem está em estado de palavra pode enxergar as coisas sem feitio. 

Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro.

Marianna Pacifico

Share
Published by
Marianna Pacifico

Recent Posts

Margarida Pocinho representa ALRAM no Conselho para implementação de Convenção sobre direitos das pessoas com deficiência

Margarida Pocinho, candidata pelo CDS, foi eleita como representante da ALRAM no Conselho Consultivo do…

2 hours ago

Lina Pereira questiona porque continua Pedro Ramos a “mentir” sobre Plano Nacional de combate a fogos

Lina Pereira, no Período Antes da Ordem de Trabalhos, na reunião plenária desta manhã, questionou…

2 hours ago

EU Denies Appeal From 4 ZFM Companies

The General Court of the European Union (CJEU) has rejected appeals by four companies involved…

2 hours ago

Covid-19: Disrespect For the Law

Covid-19 tests in Madeira cost more than 15 million euros, but the contract programmed for…

2 hours ago

Government without Albuquerque with broad support?

foto: Diário de Notícias The headline in the print edition of both the DIÁRIO and…

2 hours ago

Agência Espacial Portuguesa inaugura sede nos Açores com a presença do Presidente da República

A Agência Espacial Portuguesa dispõe a partir de hoje de uma nova sede na ilha…

3 hours ago