Categories: madeira-island-news

Sancho Gomes não perspectiva “impactos negativos” para os madeirenses com a eleição de Trump

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/directorComunidades_YGgLyR7.JPEG

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, manifestou-se sobre a recente eleição presidencial nos Estados Unidos da América, enaltecendo a “participação activa” da comunidade madeirense no acto eleitoral e minimizou quaisquer efeitos imediatos para a Madeira. 

Em declarações ao DIÁRIO, o governante destacou a boa articulação do Governo Regional com os representantes da comunidade madeirense nos EUA, realçando que a participação activa dos cerca de 50 mil emigrantes madeirenses neste acto eleitoral reflecte a sua inserção nas diversas regiões onde residem, como Flórida, Nova Inglaterra e Califórnia. “A comunidade madeirense está bem integrada e participou activamente no acto eleitoral e encara com naturalidade os resultados”, afirmou. 

Embora a Madeira não tenha relações bilaterais formais com os EUA, os vínculos entre Portugal e os Estados Unidos permanecem estáveis, com Sancho Gomes a lembrar que a última presidência de Donald Trump não causou “prejuízos directos” para Portugal e, que, por isso, o Governo Regional não prevê impactos negativos este regresso à Casa Branca. “Mas, teremos que ver que políticas vão ser desenvolvidas e que postura terá a nova administração”, frisou.

“Os Estados Unidos são uma democracia antiga e consolidada, com mais de 200 anos, e esperamos que mantenham com a postura extremamente coerente naquilo que é a sua política externa”, referiu.

Em outro sentido, Sancho Gomes fez menção ao aumento expressivo de cidadãos norte-americanos residentes na Madeira nos últimos anos. “Em 2014, havia apenas 47 norte-americanos residentes na Região, mas este número tem vindo a crescer substancialmente, fruto também das linhas directas que foram abertas entre a Madeira e algumas cidades dos Estados Unidos. Portanto, segundo os dados que foram recolhidos no final de 2023, tínhamos 452 norte-americanos a residir na Região, constituindo já como a sétima maior comunidade estrangeira na ilha”, concluiu

Carolina Rodrigues

Share
Published by
Carolina Rodrigues

Recent Posts

Margarida Pocinho representa ALRAM no Conselho para implementação de Convenção sobre direitos das pessoas com deficiência

Margarida Pocinho, candidata pelo CDS, foi eleita como representante da ALRAM no Conselho Consultivo do…

2 hours ago

Lina Pereira questiona porque continua Pedro Ramos a “mentir” sobre Plano Nacional de combate a fogos

Lina Pereira, no Período Antes da Ordem de Trabalhos, na reunião plenária desta manhã, questionou…

2 hours ago

EU Denies Appeal From 4 ZFM Companies

The General Court of the European Union (CJEU) has rejected appeals by four companies involved…

2 hours ago

Covid-19: Disrespect For the Law

Covid-19 tests in Madeira cost more than 15 million euros, but the contract programmed for…

2 hours ago

Government without Albuquerque with broad support?

foto: Diário de Notícias The headline in the print edition of both the DIÁRIO and…

3 hours ago

Agência Espacial Portuguesa inaugura sede nos Açores com a presença do Presidente da República

A Agência Espacial Portuguesa dispõe a partir de hoje de uma nova sede na ilha…

3 hours ago