Categories: madeira-island-news

Rede de teatros europeus diz que avanço de extrema-direita ameaça liberdade de criação

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/shutterstock_2426433889.JPEG

A líder da maior rede de teatros com financiamento público da Europa denunciou à Lusa despedimentos de artistas devido à chegada ao poder da extrema-direita, que descreveu como uma ameaça à liberdade de criação.

A presidente da European Theatre Convention (ETC), Cláudia Belchior, que reúne 63 teatros de 31 países, incluindo quatro de Portugal, disse que o problema foi sentido em Itália, Polónia, Eslováquia, Áustria e “está a começar a crescer na Alemanha”.

Em 01 de setembro, a Turíngia, no leste do país, tornou-se o primeiro estado federal onde o Alternativa para a Alemanha (Alternative für Deutschland – AfD), partido de extrema-direita, é a principal força parlamentar.

As autoridades nacionais e regionais das “direitas radicais têm tido uma atitude muito gravosa” nos teatros, galerias de arte e museus públicos europeus, disse a portuguesa Cláudia Belchior.

“Temos um número significativo de associados que estão a ser despedidos, simplesmente porque não têm a linguagem nacionalista que neste momento lhes interessa”, lamentou a também assessora artística da Fundação Centro Cultural de Belém.

“Há teatros em que, pura e simplesmente, o repertório foi eliminado para passar a haver um repertório com uma linguagem nacionalista, única, e isso é muito perigoso para as nossas democracias”, alertou Belchior.

A dirigente sublinhou que, em vez de simplesmente encerrar instituições culturais, a extrema-direita tem preferido “retirar pessoas, quase à pinça, do seu local de trabalho para serem substituídas por outros, que têm uma agenda de propaganda cultural”.

Isto porque estes movimentos “percebem que a cultura é super importante”, explicou Belchior.

Em 30 de setembro, a Áustria tornou-se o primeiro país europeu em que um partido de extrema-direita — o Partido da Liberdade (Freiheitliche Partei Österreichs, FPÖ), fundado por antigos nazis — foi o mais votado numa eleição nacional desde a Segunda Guerra Mundial.

Belchior defendeu que o fenómeno coloca em risco a liberdade de expressão e de criação artística na Europa e revelou que a ETC, fundada em 1988, já transmitiu as suas preocupações à Comissão Europeia.

“Isto já foi utilizado no passado, não é novidade, mas estamos a chegar a um ponto muito preocupante e andamos muito adormecidos, um bocadinho de olhos fechados”, alertou a presidente da ETC.

Belchior recordou que, no ano passado, o Governo de Itália, liderado pelo partido de extrema-direita de Giorgia Meloni, anunciou que os diretores de museus e outras instituições culturais deveriam ser italianos.

“Os nossos colegas italianos, infelizmente muitos deles não falaram, tinham medo. Existe uma cultura de medo: ‘Eu vou falar, eu vou para a rua'”, alertou a dirigente.

Belchior falou à Lusa na região semiautónoma chinesa de Hong Kong, onde está a participar na Hong Kong Performing Arts Expo, uma conferência de profissionais das artes de palco, que termina hoje.

Agencia Lusa

Share
Published by
Agencia Lusa

Recent Posts

Avança a demolição da torre da casa onde colapsou fachada

Vai avançar ao longo desta manhã a demolição da torre de uma casa desabitada onde…

15 mins ago

Arranque da instrução da Operação Pretoriano adiado devido à greve dos oficiais de justiça

O arranque da instrução da Operação Pretoriano foi hoje adiado devido à greve dos oficiais…

18 mins ago

Rui Duarte está certo como treinador do Marítimo

Rui Duarte está garantido como novo treinador do Marítimo. O princípio de acordo entre o…

21 mins ago

Vítimas de tráfico humano vão passar a ter acesso à saúde e ensino do português

As vítimas de tráfico humano vão passar a ter acesso ao ensino de português e…

24 mins ago

Funchal apresenta novo plano para as pessoas em situação de sem-abrigo em Dezembro

A Câmara Municipal do Funchal prepara-se para apresentar, em Dezembro, um novo Plano para Pessoas em…

28 mins ago

Actividade mundial dos Escoteiros reúne 180 participantes no Montado do Pereiro

Os Escoteiros de Portugal da Região da Madeira participam este sábado, 19 de Outubro, nos…

37 mins ago