Categories: madeira-island-news

JPP vai propor que sejam criadas equipas multidisciplinares nas escolas

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/transferir_6_XbaLEgD.JPEG

O Juntos Pelo Povo vai dar entrada de um Projeto de Resolução, na Assembleia Legislativa da Madeira, que propõe a criação de equipas multidisciplinares nas escolas. Isso mesmo foi avançado por Paulo Alves, numa inciativa hoje realizada simbolicamente junto à Escola dos Louros, no Funchal.

O deputado recordou um episódio de violência entre alunos, avançando que esta é uma prova de que é necessário agir de forma preventiva face às situações de indisciplina entre os alunos. A proposta do JPP passa pela criação de equipas multidisciplinares nas escolas da Região, fazendo cumprir o estipulado no artigo 36.º do Decreto Legislativo Regional n.º 21/2013/M, de 25 de junho. “Estas equipas são compostas por psicólogos, por assistentes sociais, por docentes, por pessoal especializado que as escolas, no âmbito da sua autonomia administrativa, achem ser o mais adequado para lidar com problemas e acontecimentos internos da própria escola”, disse o porta-voz desta iniciativa.

Esta é uma medida que está prevista na Lei, mas que a Secretaria Regional da Educação nunca implementou como o deveria ter feito. Já no passado, o JPP apresentou um Projeto de Resolução à Assembleia Legislativa Regional, mas o PSD chumbou o mesmo e achou que não era necessário. Ou seja, disse que aquilo que consta na Lei não era necessário implementar na Região.
Paulo Alves

“O objetivo do JPP é que a Secretaria Regional da Educação dê autonomia às escolas para criarem estas equipas multidisciplinares. Será necessário contratar mais técnicos especializados, porque apesar de afirmarem que o número de psicólogos por escola é suficiente, isso não corresponde à verdade”, afirmou, apontando: “Veja-se o caso do rácio entre psicólogos e alunos: é manifestamente insuficiente pois sabemos que os psicólogos têm muito trabalho para além de «acompanhar» os alunos mais problemáticos. E são por estas carências que afirmamos que são necessários mais psicólogos, mais assistentes sociais e mais pessoal técnico especializado nas escolas”.

Outro dos problemas apontados pelo partido é a falta de assistentes operacionais.  “Recentemente o próprio Diretor da Escola da Francisco Franco veio dizer aquilo que o JPP diz há anos: é necessário contratar mais assistentes operacionais. E, tal como recordou o mesmo Diretor, se não fosse o pessoal vindo do Instituto de Emprego para substituir a falta de assistentes operacionais naquela escola, a mesma já não poderia funcionar. Isto é inadmissível!”, considera o parlamentar. “Não esquecendo que as baixas por doença prolongada e as idas para a reforma não estão a ser substituídas em número igual de saídas e entradas, sobrecarregando de trabalho os assistentes operacionais em funções”, acrescentou.

O porta-voz da iniciativa lembrou que “esta é uma situação que o JPP tem vindo a alertar há vários anos, mas o Secretário da Educação tem ignorado e desvalorizado aquilo que nós dizemos. E, como é possível verificar, são necessários mais assistentes operacionais nas escolas”, avançando já com um número necessário: “uma centena de assistentes operacionais para as escolas de toda a Região não seria excessivo”, finalizou.

Andreia Dias Ferro

Share
Published by
Andreia Dias Ferro

Recent Posts

Líder do PS propõe viabilização do orçamento na generalidade através da abstenção

Pedro Nuno Santos anunciou que o PS vai viabilizar o Orçamento do Estado (OE) para…

18 mins ago

Marítimo visita escola em Câmara de Lobos

Uma comitiva do Marítimo esteve, esta tarde, na Escola Básica do 1º Ciclo de Câmara…

44 mins ago

Dois atletas morrem durante os Mundiais de triatlo em Espanha

Dois atletas morreram hoje durante as provas por idades dos Campeonatos do Mundo de triatlo,…

49 mins ago

Marcos Freitas entra a vencer no europeu de ténis de mesa

O madeirense Marcos Freitas estreou-se da melhor no Campeonato da Europa de ténis de mesa…

50 mins ago

Derrocada de grandes dimensões fecha Estrada dos Anjos na Ponta do Sol

Uma "derrocada de grandes dimensões", esta tarde, na Estrada dos Anjos, na Ponta do Sol,…

54 mins ago

Quinta Magnólia acolhe instalação artística ‘Recycle ME’

A Quinta Magnólia recebe, de 25 de Outubro a 3 de Novembro, a experiência artística…

59 mins ago