Categories: madeira-island-news

“Doença mental ainda sofre de estigma elevado”

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/bcdb7b77-87bf-44d9-b6c5-d555fd9bcaa7.JPEG

À margem da sessão de abertura do III Congresso de Psicólogos da Madeira, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues reforçou a convicção de que há, felizmente, cada vez menos estigma dos cidadãos em recorrer ao apoio do psicólogo. A prova disso diz ser “as taxas de crescimento de procura pelos nossos profissionais são de dois dígitos, dois dígitos muito grandes”. Demonstram que o estigma é cada vez menor, embora reconheça o estigma “enquanto crença que nós temos sobre qualquer coisa, existirá sempre”.

Onde o acesso à profissão ainda encontra grande resistência é na saúde mental. “A doença mental ainda sofre de estigma elevado”, admite, realidade que diz ser transversal a todo o país.

Preocupado com alguns dos fenómenos que também preocupam muitos cidadãos, alguns associados ao desenvolvimento tecnológico, mas também com alguns velhos problemas, como é o caso das dependências, Francisco Miranda Rodrigues reconhece que na Madeira esta última realidade tem “particular impacto”.

Motivo de satisfação é constatar que há cada vez mais psicólogos em todas as áreas da sociedade, inclusive no desenvolvimento tecnológico.

Relativamente ao cheque-psicólogo, medida do Governo para facilitar o acesso a cuidados de saúde mental aos estudantes de instituições do ensino superior portuguesas, não deve servir para compensar o necessário investimento em respostas mais adequadas que garantam o acesso universal dos cidadãos a cuidados de psicologia.

A opinião é do do Bastonário, para quem esta medida deve ser “complementar e transitória. Não pode se substituir de maneira nenhuma, não pode, não deve, não conseguiria substituir aquilo que é o necessário investimento nas estruturas mais basilares que podem e devem ser as respostas mais adequadas para universalmente as pessoas poderem ter o acesso que necessitam, sejam as pessoas no geral, sejam os estudantes do ensino superior em particular”, concretizou.

Orlando Drumond

Share
Published by
Orlando Drumond

Recent Posts

Marcelo descarta convocar Conselho de Estado sem haver “dados novos”

O Presidente da República descartou hoje a possibilidade de convocar novamente o Conselho do Estado…

3 mins ago

PS diz que “a Autonomia é de todos os madeirenses, não é do PSD!”

“Quanto mais tempo passa desde a consagração da Autonomia da Madeira, maior é o desrespeito…

17 mins ago

Reabilitação na comunidade potencia promoção da saúde mental, diz PSD

A saúde mental foi o tema central da reunião, mantida hoje, entre o Grupo Parlamentar…

42 mins ago

Funchal participa na 7.ª Reunião da Assembleia Geral da Rede de Municípios

O Município do Funchal participa hoje e amanhã na 7.ª Reunião da Assembleia Geral da…

50 mins ago

Ricciardi garante que só teve provas da falsificação de contas no Grupo Espírito Santo em Maio de 2014

O ex-presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI) assegurou hoje que só teve provas da…

1 hour ago

Igreja do Colégio acolhe concerto inaugural do 13.º Festival Internacional de Órgão

A Igreja de São João Evangelista (do Colégio) será palco, amanhã, a partir das 21h30,…

1 hour ago