Categories: madeira-island-news

Parlamento pede que as novas regras de emissões de gases para a aviação não sejam aplicadas na Madeira

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/img_7949.JPEG

A Comissão de Ambiente, Clima e Recursos Naturais da Assembleia Legislativa da Madeira analisou, esta tarde, por solicitação do Governo da República, o Projeto de Decreto-Lei que “Procede à transposição da Diretiva n.º 2003/87/CE, com a redação dada pelas Diretivas n.ºs 2008/101/CE, 2009/29/CE, 2023/958, e 2023/959, estabelecendo o regime jurídico do comércio europeu de licenças de emissão de gases com efeito de estufa no que respeita às atividades de aviação internacional – MAEN – (Reg. DL 161/XXIV/2024)”.

A União Europeia pretende eliminar gradualmente as licenças de emissões gratuitas para a aviação até 2026 e promover a utilização de combustíveis de aviação sustentáveis.

“Tendo em conta a dependência que a Região tem ao nível do transporte aéreo e de modo a salvaguardar a continuidade territorial com o país”, os deputados madeirenses pedem para que “as regiões ultraperiféricas fiquem de fora destes constrangimentos”, explicou o Presidente da Comissão, Valter Correia. Não só nas viagens aéreas “com o seu Estado-membro, mas também com os demais Estados-membros da União Europeia”, aclarou.

Os parlamentares madeirenses analisaram ainda, pela primeira vez, três projetos de resolução, que foram considerados, por unanimidade, aptos para debate em plenário.

O PAN apresentou um projeto para a “Criação de um Santuário de Animais Selvagens “, que recomenda ao Governo Regional a criação de um espaço, “com as devidas condições”, para recolher, acolher e tratar os animais apreendidos em operações de fiscalização e de combate ao tráfico de espécies, “até à decisão final”, adiantou o Presidente da Comissão.

Seguiu, também, para plenário o projeto de resolução do JPP que pede ao executivo madeirense um “Plano Estratégico para o Combate e Controlo às Pragas de Ratos”. Valter Correia salientou que se trata de “uma resolução que recomenda um estudo sobre a população de ratos na Região, e depois um plano de combate a esta praga”.

O terceiro projeto de resolução apreciado foi o do PS que “Recomenda ao Governo Regional a elaboração de um estudo das águas residuais das ETAR’s com vista à monitorização do consumo de drogas na Região Autónoma da Madeira”.

minews

Share
Published by
minews

Recent Posts

Líder do PS propõe viabilização do orçamento na generalidade através da abstenção

Pedro Nuno Santos anunciou que o PS vai viabilizar o Orçamento do Estado (OE) para…

15 mins ago

Marítimo visita escola em Câmara de Lobos

Uma comitiva do Marítimo esteve, esta tarde, na Escola Básica do 1º Ciclo de Câmara…

42 mins ago

Dois atletas morrem durante os Mundiais de triatlo em Espanha

Dois atletas morreram hoje durante as provas por idades dos Campeonatos do Mundo de triatlo,…

46 mins ago

Marcos Freitas entra a vencer no europeu de ténis de mesa

O madeirense Marcos Freitas estreou-se da melhor no Campeonato da Europa de ténis de mesa…

48 mins ago

Derrocada de grandes dimensões fecha Estrada dos Anjos na Ponta do Sol

Uma "derrocada de grandes dimensões", esta tarde, na Estrada dos Anjos, na Ponta do Sol,…

52 mins ago

Quinta Magnólia acolhe instalação artística ‘Recycle ME’

A Quinta Magnólia recebe, de 25 de Outubro a 3 de Novembro, a experiência artística…

57 mins ago