Categories: madeira-island-news

Dançando com a Diferença nas escolas do país

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/J915-0913_USeZqaQ.JPEG

A Dançando com a Diferença está na estrada com o projecto “Dançando crio um mundo’. Na próxima segunda-feira, 14 de Outubro, iniciam asemana de actividades em Baião, no Porto. 

Esta iniciativa pretende promover a inclusão social e o desenvolvimento artístico em jovens estudantes de várias regiões de Portugal, ampliando a abrangência geográfica das atividades da Dançando com a Diferença, numa parceria com o Plano Nacional das Artes (PNA), Câmaras Municipais e diferentes entidades e instituições pelo país.

Nos meses de Outubro e Novembro, Baião, Caldas da Rainha, Coimbra e Beja serão as localidades onde haverá intervenções da Dançando com a Diferença. O arranque acontece no Agrupamento de Escolas Vale de Ovil, em Baião.

Depois da região do Douro, o projecto segue, então, para a Escola Básica Integrada de Santo Onofre, no Bairro das Morenas, Caldas da Rainha, de 21 a 25 de Outubro. Por fim, é recebido no Agrupamento de Escolas Mário Beirão, em Beja, e no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro, em Coimbra, no período de 18 a 22 de Novembro.

Ao longo dos cinco dias destinados a cada escola, a Dançando com a Diferença, em diferentes momentos, trabalhará lado a lado com os jovens estudantes, comunidade escolar e familiares, em três atividades distintas.

O ‘Coro da Mudança’ é uma residência artística de uma semana de duração que culmina com uma apresentação pública dos seus resultados. Nesta residência artística, todos são convidados a viver uma experiência criativa e a explorar a dança como uma ferramenta de transformação e inclusão social, desafiando-os a expressar-se através do movimento e, primordialmente, da colaboração.

Outro destaque deste projeto é a conferência Transbordando o Meu Corpo, um momento de troca de ideias em que um dos membros da Dançando com a Diferença (intérpretes, técnicos, profissionais administrativos, familiares, entre outros) partilhará a sua história de vida, refletindo sobre a sua relação com a dança e o impacto desta na sua identidade e na sociedade. Esta conferência fomentará o diálogo entre estudantes, professores e o público presente, gerando uma reflexão profunda sobre as potencialidades da arte no desenvolvimento pessoal e social.

O ciclo de actividades inclui também a oficina colaborativa 1=1, que visa aproximar alunos, professores, famílias e membros da comunidade numa experiência coletiva de criação.

Nesta oficina, todos os participantes terão a oportunidade de trabalhar juntos, promovendo a partilha de ideias e a criação conjunta, enquanto aprendem a explorar os seus corpos e diferentes formas de relação interpessoal, de forma lúdica e inclusiva.

“Valorizamos imensamente a oportunidade de nos aproximarmos de crianças e jovens mostrando-lhes qual é – na prática – o significado de inclusão. É de extrema importância o contato com as maisdiversas realidades, sobretudo em idades tão importantes para a formação do ser humano. Com este trabalho, pretendemos potenciar a exploração da criatividade, os sentimentos de pertença e representatividade e, acima de tudo, valorizando a diversidade”, disse director artístico da Dançando com a Diferença, Henrique Amoedo.

Nesta fase, o projeto conta com o apoio de vários parceiros, para além do Plano Nacional das Artes (PNA). Referimo-nos ao Teatro Viriato, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (Madeira) e a Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. Para além destes, também a Câmara Municipal de Baião e a Associação Empresarial, a Câmara Municipal de Beja, a Câmara Municipal de Coimbra e a Câmara Municipal de Caldas da Rainha

A iniciativa terá continuidade em 2025 e 2026, quando será levado a outras localidades, reforçando o compromisso da Dançando com a Diferençacom a inclusão e a criação artística. Todas as pessoas são convidadas a entrar em contacto com a organização, caso desejem a actividade na sua cidade.

Andreia Correia

Share
Published by
Andreia Correia

Recent Posts

Mulher cai na entrada do hospital, fica inconsciente e é chamada ambulância

Uma mulher na casa dos 70 anos caiu esta manhã, pelas 11 horas, na entrada…

20 mins ago

PAN defende medidas para melhorar qualidade de vida das pessoas com problemas mentais

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) Madeira visitou a Casa de Saúde São João de Deus e…

21 mins ago

Biblioteca Municipal do Funchal acolheu actividade ‘Ler +: uma forma de olhar o mundo’

A Biblioteca Municipal do Funchal acolheu, hoje, a actividade 'Ler +: uma forma de olhar…

40 mins ago

Pedro Ramos went to the United States in search of “technological solutions for the new hospital”

The regional secretary of Health and Civil Protection was recently in the United States of…

45 mins ago

Vacinação de bebés contra Vírus Sincicial Respiratório arranca segunda-feira nos Açores

A campanha de vacinação gratuita contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) arranca na segunda-feira nos…

59 mins ago

Capotamento fere condutora

Uma condutora na casa dos 40 anos ficou ferida há pouco na sequência de um…

1 hour ago