Categories: madeira-island-news

A UMa e o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA)

This post was originally published on this site

https://static-storage.dnoticias.pt/www-assets.dnoticias.pt/images/configuration/MD/teaser-pic-default_mWHY5uu.jpg

A Universidade da Madeira registou 68 estudantes colocados na 2ª fase do CNA. Na 1ª fase, tinha colocado 626 estudantes, traduzindo-se num acréscimo de 2% em relação ao ano anterior e a uma percentagem de ocupação de vagas de 93%.

Segundo a Uniarea (https://uniarea.com/as-13-instituicoes-publicas-mais-desejadas-na-1-a-fase-de-2024/), a UMa ocupa o 4º lugar, entre 13 Instituições de Ensino Superior (IES), no que diz respeito ao Índice de Força de uma Instituição. Este índice reflete a relação entre o número de vagas postas a concurso e o número de candidatos que concorreram aos cursos em 1ª opção. Neste contexto, a UMa colocou a concurso 675 vagas, tendo concitado o interesse, em 1ª opção, de 897 candidatos, o que corresponde a uma procura de 133%. Estamos, na realidade, em presença de dados objetivos que muito dizem da capacidade de atração dos cursos da UMa, contrariando, em parte, e, do nosso ponto de vista, sem surpresas, uma certa perceção sobre o interesse que a UMa suscita junto dos seus potenciais estudantes.

A UMa tem, além disso, a assinalar uma outra vertente da adesão relativa às duas fases de acesso ao ensino superior. Trata-se do item, tão divulgado e apreciado, associado às notas dos estudantes que foram colocados nos cursos de 1º ciclo. Habitualmente, a tónica é colocada nos que obtiveram notas máximas. Neste aspeto, a UMa tem a grato privilégio de ter colocado muitos estudantes com nota máxima superior a 18 valores: Comunicação, Cultura e Organizações (19,6), Gestão(19,3), Matemática(19,3), Economia(19), Medicina(19); Engenharia Informática(18,6), Artes Visuais(18,6), Psicologia(18,3), e Línguas e Relações Empresariais(18,2).

O inegável mérito que é devido a estes estudantes, bem como a todos os que se posicionaram com médias aproximadas, não deve, porém, desmerecer de todos quantos foram colocados e se matricularam na UMa. Esperamos que a Comunidade Académica, com a receção a estes novos estudantes, opere a sempre útil renovação e adequação à missão para que foi criada. Esperamos, igualmente, que se integrem bem e que tenham os maiores sucessos, para que possam vir a exercer funções profissionais, demonstrando as competências que adquiriram no seu percurso académico.

No final de todo este processo de candidatura e colocação de estudantes (que termina depois da 3ª fase do CNA, para a qual a UMa ainda disponibiliza 45 vagas), bem com os resultados dos concursos para os CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais (atualmente com uma segunda fase aberta), e com as Pós-Graduações, a Universidade da Madeira pretende continuar a desempenhar o papel de ator principal, quanto à formação ao nível do ensino superior na Região Autónoma da Madeira.

Silvio Fernandes

Share
Published by
Silvio Fernandes

Recent Posts

Fogos de Vila Pouca de Aguiar “estão dominados”

Os dois fogos que sofreram reativações hoje de tarde em Vila Pouca de Aguiar, no…

3 hours ago

GEOTA quer estabilização de emergência dos solos e alerta para alterações climáticas

A organização ambientalista GEOTA defendeu hoje um plano de estabilização de emergência dos solos, na…

5 hours ago

Mulher cai de escadaria do cinema no Fórum Madeira

Uma mulher na casa dos 60 anos ficou ferida esta tarde, pelas 17.30 horas, depois…

5 hours ago

Presidentes de Moçambique e da Eslovénia enviaram mensagens a Marcelo

Os presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, e da Eslovénia, Natasa Pirc Musar, enviaram mensagens de…

6 hours ago

Bombeiro de folga extingue incêndio num apartamento

Um elemento dos Bombeiros Sapadores do Funchal que estava de folga e que se encontrava…

6 hours ago

Aluno que esfaqueou colegas em escola de Azambuja colocado em centro educativo

O aluno de 12 anos que esfaqueou, na terça-feira, seis colegas numa escola em Azambuja…

7 hours ago